Home / About Us / News

ROG com membranas produz bons resultados

ROG com membranas produz bons resultados de longo prazo em implantodontia. Pesquisadores da Universidade de Zurique apresentaram novos resultados após 12 a 14 anos de acompanhamento em um estudo de longo prazo. A pesquisa mostrou que a colocação de implantes com regeneração óssea guiada (ROG) proporcionou taxas elevadas de sobrevida do implante, semelhantes às obtidas com implantes em grandes volumes de osso vitalizado.
September 19, 2013

Os autores concluíram que o uso de ROG com membrana durante o implante produz resultados confiáveis e previsíveis. Com esses resultados, os efeitos de longo prazo (12 a 14 anos) confirmaram pela primeira vez que o método produz bons resultados terapêuticos.

Breve descrição do estudo
A população inicial do estudo consistia em 72 pacientes com 265 sítios de implante. Os participantes foram divididos em dois grupos. No primeiro (n = 112), os pacientes receberam ROG com Geistlich Bio-Oss® e Geistlich Bio-Gide®; no segundo (n = 41), foi colocada uma membrana Gore-Tex® no ato da colocação do implante. Os casos em que a ROG não foi necessária durante o implante serviram como grupo controle (n = 112). Estudos clínicos e radiológicos foram realizados 12 a 14 anos após a colocação dos implantes. O estudo descreveu os resultados obtidos em 58 pacientes. Durante o acompanhamento, a taxa de sobrevivência cumulativa dos implantes foi de 93,2% e não houveram diferenças significativas entre os três grupos.

O estudo foi publicado no: 
<link http: www.ncbi.nlm.nih.gov pubmed _blank external-link oral implants>Clin Oral Implants Res. 2012 Jun 15. doi: 10.1111/j.1600-0501.2012.02522.x. [Epub ahead of print] Long-term outcome of implants placed with guided bone regeneration (GBR) using resorbable and non-resorbable membranes after 12-14 years.

<link http: www.ncbi.nlm.nih.gov _blank external-link>Jung RE, <link http: www.ncbi.nlm.nih.gov _blank external-link>Fenner N, <link http: www.ncbi.nlm.nih.gov _blank external-link>Hämmerle CH, <link http: www.ncbi.nlm.nih.gov _blank external-link>Zitzmann NU.

O abstract está disponível em:
<link http: www.ncbi.nlm.nih.gov pubmed _blank external-link>www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22697628